CARTA AOS FILADÉLFOS
(Inácio de Antioquia)
Inácio, também chamado Teóforo,
à Igreja de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo de Filadélfia da Ásia, que
encontrou misericórdia e se fortaleceu na união que vem de Deus, cheia de
imperturbável alegria na Paixão de Nosso Senhor e plenamente convencida da
Ressurreição d'Ele, em toda misericórdia. Saúdo-a no sangue de Jesus Cristo,
pois ela é minha perene e constante alegria, sobretudo se continuarem unidos ao
Bispo, aos Presbíteros e Diáconos que estão com ele, instituídos segundo o
plano de Jesus Cristo, que por Sua própria vontade os fortaleceu no Seu
Espírito Santo.
1 Sei que não foi por si mesmo, nem por meios humanos, nem tampouco
por ambição, mas na caridade de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo, que o Bispo
obteve a incumbência de estar a serviço da comunidade. Admiro comovido sua
bondade, que, calada, mais ressonância encontra que as invencionices dos
faladores. Harmoniza-se ele com os mandamentos, como a cítara com as cordas.
Bem por isso, minha alma lhe engrandece a mente voltada para Deus - pois é
virtuosa e perfeita - seu caráter firme e manso, tão do agrado do Deus vivo.
2 Filhos que sois da luz da verdade, fugi da cisão das más
doutrinas. Onde estiver o pastor, segui-o, quais ovelhas. Pois muitos lobos,
aparentemente dignos de fé, apanham, através dos maus prazeres, os atletas de
Deus. Se porém permanecerdes unidos, não acharão lugar entre vós.
3 Apartai-vos das ervas daninhas que Jesus Cristo não cultiva, por
não serem plantação do Pai.Não que tenha encontrado em vosso meio discórdias,
pelo contrário encontrei um povo purificado. Na verdade, o que são propriedade
de Deus e de Jesus Cristo estão com o Bispo, e todos os que se converterem e
voltarem à unidade da Igreja, pertencerão também a Deus, par terem uma vida
segundo Jesus Cristo. Não vos deixeis iludir, meus irmãos. Se alguém seguir a
um cismático, não herdará o reino de Deus; se alguém se guiar por doutrina
alheia, não se conforma com a Paixão de Cristo.
4 Sede solícitos em tomar parte numa só Eucaristia, porquanto uma é
a carne de Nosso Senhor Jesus Cristo, um o cálice para a união com Seu sangue;
um o altar, assim como também um é o Bispo, junto com seu presbitério e
diáconos, aliás meus colegas de serviço. E isso, para fazerdes segundo Deus o
que fizerdes.
5 Meus irmãos, transbordo todo de amor para convosco e em meu
júbilo procuro confortar-vos. Não eu, mas Jesus Cristo. Estando preso em Seu
Nome, temo tanto mais achar-me ainda imperfeito. No entanto, vossa prece me
aperfeiçoará para Deus, com o intuito de conseguir a herança na qual obtive
misericórdia, buscando refúgio no Evangelho, como na carne de Jesus, e nos
Apóstolos como no presbitério da Igreja. Amemos igualmente os Profetas, por
terem também eles anunciado o Evangelho, terem esperado n'Ele e O terem
aguardado. Foram salvos por Lhe terem dado fé, e, unidos a Jesus Cristo, se tornarem
santos dignos do nosso amor e admiração, aprovados pelo testemunho de Jesus
Cristo, sendo enumerados no Evangelho da comum esperança.
6 Se, no entanto, alguém vier com interpretações judaizantes, não
lhe deis ouvido. É melhor ouvir doutrina cristã dos lábios de um homem
circuncidado do que a judaica de um não-circuncidado. Se porém ambos não
falarem de Jesus Cristo, tenha-os em conta de colunas sepulcrais e mesmo de
sepulcros, sobre os quais estão escritos apenas nomes de homens. Fugi pois das
artimanhas e tramóias do príncipe deste século, para que não venhais a
esmorecer no amor, atribulados pela sagacidade dele. Todos vós, porém, uni-vos
num só coração indiviso. Agradeço a Deus, porque gozo de consciência tranqüila
a vosso respeito e porque não há motivo de ninguém gloriar-se, nem oculta nem
publicamente, por lhe ter sido eu um peso em coisa pequena ou grande. Faço
votos que todos a quem falei assimilem minhas palavras, não porém em testemunho
contra si mesmos.
7 Alguns desejaram de fato enganar-me segundo a carne, mas o
Espírito, que é de Deus, não se deixa enganar, pois Ele sabe donde vem e para
onde vai e revela os segredos. Clamei, quando estive entre vós, e o disse alto
e bom som, na voz de Deus: «Apegai-vos ao Bispo, ao Presbitério e aos
Diáconos!» Alguns desconfiaram que eu assim falava, porque sabia da separação
de diversos deles. No entanto, é-me testemunha Aquele, por quem estou preso,
que por intermédio de homem carnal não vim a saber coisa alguma. O Espírito é
que mo anunciou: Nada façais sem o Bispo! Guardai vosso corpo como templo de
Deus! Amai a união! Fugi das discórdias! Tornai-vos imitadores de Jesus Cristo,
como Ele o é do Pai!
8 Eu por minha parte cumpri o meu dever, agindo como homem
destinado a unir. Deus não mora onde houver desunião e ira. A todos porém que
se converterem perdoa o Senhor, se voltarem à unidade de Deus e ao senado do
Bispo. Confio na graça de Jesus Cristo, pois Ele livrará de toda cadeia.
Exorto-vos a nada praticar em espírito de dissenção, mas sim em conformidade
com os ensinamentos de Cristo. É que ouvi alguns dizerem: «Se não o encontro
nos documentos antigos, não dou fé ao Evangelho». Dizendo eu a eles «Está
escrito», responderam-me: «É o que se deve provar! Para mim, documentos antigos
são Jesus Cristo; para mim documentos invioláveis constituem a Sua Cruz, Sua
Morte, Sua Ressurreição, como também a Fé que nos vem d'Ele! Nisso é que
desejo, por vossa oração, ser justificado.
9 Embora fossem honrados também os sacerdotes, coisa melhor porém é
o Sumo-sacerdote, responsável pelo santo dos santos, pois só a Ele foram
confiados os mistérios de Deus. É Ele a porta para o Pai, pela qual entram
Abraão, Isaac e Jacó, os Profetas, os Apóstolos e a Igreja. Tudo isso leva à
unidade de Deus. O Evangelho contém porém algo de mais sublime, a saber, a
vinda do Salvador e Senhor nosso Jesus Cristo, a Sua Paixão e Ressurreição. A
respeito d'Ele vaticinaram os queridos Profetas. O Evangelho constitui mesmo a
consumação da imortalidade. Tudo se reveste de grande importância, se
confiardes no Amor.
10 Recebi notícia, que graças à oração e à participação íntima que
cultivais em Jesus Cristo, a Igreja de Antioquia na Síria recobrou a paz. Convém
portanto que vós, como Igreja de Deus, escolhais um diácono para presidir uma
embaixada de Deus àquela cidade, e congratular-se com eles, por estarem unidos
pelos mesmos vínculos, e glorificar o Nome. Felicito em Jesus Cristo aquele que
for achado digno deste ministério; também vós tereis a vossa glória. Se o
quiserdes, isso não vos será impossível para a glória de Deus, pois que também
as Igrejas mais vizinhas mandaram ou Bispos, ou Presbíteros e Diáconos.
11 A respeito de Fílon, diácono da Cilícia, posso informar: é homem
de prestígio, que ainda agora me serve no ministério da palavra de Deus,
juntamente com Reos Agátopos, outro homem de consideração, que me acompanha
desde a Síria, com desprezo da própria vida. Também eles dão testemunho de vós.
Da mesma forma eu agradeço a Deus por vós, porque os recebestes, como o Senhor
vos recebeu. Aqueles que lhes faltaram de respeito encontrem o perdão pela
graça de Deus. Saúda-vos a caridade dos irmãos de Trôade, donde também vos
escrevo por intermédio de Burrus que, a pedido dos efésios e esmirnenses, me
acompanha, como penhor de honra. O Senhor Jesus Cristo honrá-los-á, pois, n'Ele
esperam com corpo, alma, espírito, fé, amor e concórdia. Adeus em Jesus Cristo,
esperança comum de nós todos.
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