3 de setembro de 2015

O que é o batismo com fogo?


_________________________________________________________________

Este capítulo faz parte da obra: “Exegese de Textos Difíceis da Bíblia”, ainda em construção.
_________________________________________________________________


O “batismo com fogo” (Mt.3:11; Lc.3:16) tem sido identificado por muitos pentecostais como sendo uma referência ao batismo no Espírito Santo, e este fogo seria o “fogo do Espírito”. Muitos até oram pedindo o “batismo no fogo”. Eu confesso: já fiz isso. Por anos. Graças a Deus, ele não respondeu essa oração!

Linha 1
Linha 2
Batismo com fogo é uma evidência do batismo no Espírito
O batismo no fogo é o fogo do inferno
Sim, isso mesmo. À luz do contexto imediato, está muito evidente que o batismo com fogo, citado por João Batista, não tinha nada a ver com o batismo com o Espírito Santo, nem com o dom de línguas, nem com um “fogo interior” queimando por dentro de uma pessoa em estado de transe espiritual, mas... ao inferno!

“O povo estava em grande expectativa, questionando em seus corações se acaso João não seria o Cristo. João respondeu a todos: ‘Eu os batizo com água. Mas virá alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de curvar-me e desamarrar as correias das suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo. Ele traz a pá em sua mão, a fim de limpar sua eira e juntar o trigo em seu celeiro; mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga’. E com muitas outras palavras João exortava o povo e lhe pregava as boas novas” (Lucas 3:15-18)

Em outras palavras, João estava exortando o povo sobre a existência de dois batismos. O primeiro é o batismo com o Espírito Santo, que é certamente uma coisa positiva, e em contraste com isso estava o “batismo com fogo”, que é explicado logo no versículo seguinte que assegura que “ele traz a pá em sua mão, a fim de limpar sua eira e juntar o trigo em seu celeiro; mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga” (v.17). Uns são batizados no Espírito, e serão ajuntados no “celeiro” de Deus (Reino dos céus), enquanto outros são “batizados” no fogo, e serão queimados no geena.

O evangelho sinótico de Mateus mantém o mesmo sentido, no mesmo contexto:

“Quando viu que muitos fariseus e saduceus vinham para onde ele estava batizando, disse-lhes: Raça de víboras! Quem lhes deu a ideia de fugir da ira que se aproxima? Dêem fruto que mostre o arrependimento! Não pensem que vocês podem dizer a si mesmos: ‘Abraão é nosso pai’. Pois eu lhes digo que destas pedras Deus pode fazer surgir filhos a Abraão. O machado já está posto à raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e lançada ao fogo. Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo. Ele traz a pá em sua mão e limpará sua eira, juntando seu trigo no celeiro,mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga" (Mateus 3:7-12)

O “fogo”, diante de todo o contexto, em nada tinha a ver com um sentimento emocional interior, ou com o próprio batismo no Espírito. Era o contrário. Os fariseus e saduceus recusavam o arrependimento, e então João diz que eles seriam “cortados e lançados ao fogo”. Ele ressalta que Jesus não vem somente para batizar com o Espírito Santo, mas também com fogo. A vinda de Jesus traria salvação a muitos, mas condenação a tantos outros. Estes seriam queimados como a palha no fogo. É este o significado do “batismo com fogo”, o qual não aparece em nenhum outro canto das Escrituras. Melhor, portanto, é orarmos somente pelo batismo no Espírito, e deixarmos o “fogo” para bem longe!

Por Cristo e por Seu Reino,
Lucas Banzoli (www.lucasbanzoli.com)


- Meus livros:

- Veja uma lista completa de livros meus clicando aqui.

- Acesse o meu canal no YouTube clicando aqui.


- Não deixe de acessar meus outros sites:

LucasBanzoli.Com (Um compêndio de todos os meus artigos já escritos)
Apologia Cristã (Artigos de apologética cristã sobre doutrina e moral)
Ateísmo Refutado (Evidências da existência de Deus e da veracidade da Bíblia)
Heresias Católicas (Artigos sobre o Catolicismo Romano)
Desvendando a Lenda (Artigos sobre a Imortalidade da Alma)
Estudando Escatologia (Estudos sobre o Apocalipse)

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: novos comentários estão desativados para este blog, mas você pode deixar um comentário no meu novo blog em qualquer artigo: www.lucasbanzoli.com

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.